O presidente da Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Rio Grande do Sul (Arpen/RS), Arioste Schnorr, e o secretário-geral, Pedro Iulio Ilarri, reuniram-se durante a tarde desta quarta-feira (25) com o governador do Estado do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, e o diretor-geral adjunto do Departamento Estadual de Trânsito do Rio Grande do Sul (Detran/RS), Marcelo Solleti, para debater o registro de veículos.
O sistema de Gerenciamento de Informações do Detran/RS (GID) é pauta recorrente durante as reuniões entre a Arpen/RS e o Detran/RS, sendo que as falhas no sistema e a falta de conectividade têm gerado grandes problemas aos credenciados que ficam impossibilitados de trabalhar até que o sistema esteja no ar novamente.
Conforme o presidente da Arpen/RS, os maiores prejudicados com as quedas no sistema são os cidadãos que precisam retornar ao CRVA, não raramente, por mais de duas ou três vezes para resolver pendências. “Em consequência desta realidade, obviamente aportam reclamações na Autarquia e, em regra, por desconhecimento, o público atribui a culpa ao CRVA”, ressaltou Schnorr.
Conforme o governador do Estado, as adaptações no sistema desenvolvido pela Companhia de Processamento de Dados do Rio Grande do Sul (PROCERGS) já estão sendo feitas. A primeira delas é permitir que os Centros de Registros de Veículos Automotores (CRVAs) executem tarefas através da plataforma mesmo estando offline.
“A gente está falando de uma área que o cidadão mais quer agilidade e menos intermediários, então tem que tratar sobre como a gente faz essa evolução, atendendo a demanda premente da sociedade que a tecnologia proporciona, sem perder a confiabilidade e a segurança”, afirmou Eduardo Leite.
O serviço prestado nos CRVAs também foi mencionado como um ponto que merece atenção. Segundo o secretário-geral da Arpen/RS, a entidade tem conhecimento de problemas no atendimento em alguns CRVAs e busca maneiras de resolver a demanda.
“Sabemos que existem alguns CRVAs pontuais com problemas, mas temos também os CRVAS modelo. Então, a gente quer padronizar esse modelo para todos os CRVAs, para que de fato, a imagem dos CRVAs e do Detran/RS seja cada vez mais construtiva e agrade a sociedade, mas o sistema precisa ser estavél”, destacou Ilarri.
Também participaram da reunião o secretário-chefe da Casa Civil, Otomar Vivian; o assessor institucional da Associação dos Notários e Registradores do Rio Grande do Sul (Anoreg/RS), Marcos Pippi Fraga; o deputado estadual e presidente da Frente Parlamentar da Justiça Notarial e Registral, Elizandro Sabino; e a assessora do deputado, Débora Betim.
Fonte: Assessoria de imprensa