Anoreg RS

Anoreg/RS realiza live sobre adesão ao sistema PinPag

A Associação de Notários e Registradores do Rio Grande do Sul (Anoreg/RS) realizou nesta terça-feira (8), live sobre ‘Maquinhas PinPag nos serviços extrajudiciais’ para discutirem sobre o acordo de cooperação que disponibiliza aos titulares das serventias a possibilidade de pagamento de emolumentos e impostos por meio de cartões de crédito e débito. O evento foi transmitido pelas redes sociais do Cartório Gaúcho.

A parceria permite aos usuários dos serviços extrajudiciais o financiamento de Emolumentos e Impostos sobre a Transmissão de Bens Imóveis (ITBI) e de Transmissão Causa Mortis e Doação (ITCD). A novidade visa oportunizar o acesso facilitado. “Aquele usuário que precisa fazer um inventário, mas que não possui todos os recursos necessários para o pagamento dos tributos, principalmente o ITCD, poderá financiar, bem como o ITBI”, explicou o presidente da Anoreg/RS, João Pedro Lamana Paiva. 

Para o fundador da PinPag, Luiz Claudio Sacramento, o diferencial da utilização é o pagamento integral dos tributos ao cartório, sem custo de adesão ao serviço, alinhando também o parcelamento em até 12 vezes para o usuário. “A gente quis criar um produto para atendê-los de forma diferenciada”.

De acordo com a presidente da Cooperativa de Economia e Crédito Mútuo dos Notários e Registradores (Coopnore), entidade parceira da iniciativa, Margot Virginia de Souza, a novidade é benéfica em diversos casos, em especial no parcelamento de protestos. “O Provimento nº 98 também permite o financiamento de protestos. O que auxilia para casos onde a pessoa não resgata porque não tem o recurso para isso”. 

Outra melhoria apontada pela adesão ao processo é na lavratura de escrituras, uma vez que o ITBI é parcelado. “Hoje já emitimos guias de pagamento do ITCB, mas só podemos lavrar a escritura, por exemplo, após quitação. Com esse sistema, ficará muito melhor porque quitamos na hora”, ressaltou o presidente Colégio Notarial do Brasil Secção Rio Grande do Sul (CNB/RS), Ney Paulo Azambuja. 

Para o presidente do Colégio Registral do RS, Claudio Grecco, a facilidade oferecida pelo novo sistema será um diferencial em todo o processo de atendimento, uma vez que a empresa disponibiliza treinamento e capacitação para operação da máquina. 

Enviadas sem custo algum, as máquinas podem ser solicitadas pelo Whatsapp (51) 99139-1260 ou pelo site www.w2b2.com.br/anoreg. Para associados da Anoreg/RS, correntistas da Coopenore/Unicred, também é possível fazer o direcionamento da conta para recebimento das transações. 

Fonte: Assessoria de Imprensa