Anoreg RS

Presidente da Anoreg/RS participa de live da Semana Estadual da Pessoa Idosa 2020

Nesta quinta-feira (1º), o presidente da associação dos Notários e Registradores do Estado do Rio Grande do Sul (Anoreg/RS), João Pedro Lamana Paiva, participou de live da Semana Estadual da Pessoa Idosa 2020, promovida pela Frente Parlamentar e Defesa da Terceira Idade e Idosos da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul (ALRS). O encontro online abordou o aumento dos índices de violência praticados contra a pessoa idosa, especialmente durante a pandemia do coronavírus.

O presidente da Anoreg/RS, João Pedro Lamana Paiva, um dos idealizadores da campanha “Cartório Protege idosos” enfatizou, na oportunidade, que a campanha apoia-se na Recomendação nº 46/2020 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que dispõe sobre medidas preventivas contra atos de violência patrimonial ou financeira contra pessoa idosa, especialmente vulnerável no período de Emergência em Saúde Pública de Importância Nacional (ESPIN), no âmbito das serventias extrajudiciais e da execução dos serviços notariais.

Ao final, ele também falou sobre a Cartilha Proteção Patrimonial – Um direito do idoso, da Anoreg/BR, que trata de todos os atos que existem para a proteção dos idosos. “Temos que ter maior divulgação possível sobre os direitos desses idosos para que não sejam tirados de seu patrimônio, do seu fim de vida, daquilo que eles produziram durante o período de muito trabalho e luta”.

O debate ainda contou com a presença da titular da Delegacia Especializada de Proteção ao Idoso de Porto Alegre, delegada Cristiane Ramos; da psicóloga Samantha Sittart; e do representante da Frente Parlamentar da ALRS, Pedro Henrique Paiva, que coordenou os trabalhos.

Fonte: Assessoria de Imprensa