Anoreg RS

Presidente da Anoreg/RS participa de live do programa Momento Jurídico

Nesta quarta-feira (10.03), o presidente da Associação dos Notários e Registradores do Estado do Rio Grande do Sul (Anoreg/RS), João Pedro Lamana Paiva, participou da live do programa Momento Jurídico, transmitida ao vivo pelo Instagram @programamj.

O tema debatido foi “Documentos Digitais e Registro de Imóveis Descomplicados”. Na oportunidade, Lamana Paiva, que é titular do Registro de Imóveis da 1ª Zona de Porto Alegre, falou sobre as funcionalidades e a importância das plataformas eletrônicas dos serviços notariais e registrais para o Registro de Imóveis, citando a Central de Registro de Imóveis (CRI-RS), e as centrais das outras especialidades extrajudiciais.

Durante a live, ainda foram destacados os documentos que podem ser recepcionados digitalmente no Registro de Imóveis, a forma de descomplicar a escritura pública e sua importância, além do destaque para a realização de diversos atos pela via extrajudicial.

“A desjudicialização é um mecanismo que nós temos e deve ser usado muitíssimo mesmo, nós temos, por exemplo, uma retificação de um imóvel, de uma área ou de uma descrição, e você pode usar o Registro de Imóveis diretamente, e é rápido, desde que você preencha os requisitos dos artigos 212 e 213, da Lei 6.015”, ressaltou o presidente da Anoreg/RS.

Ao final do encontro, Lamana Paiva destacou que “a minha dica é que o usuário, a comunidade, use as centrais que existem no Rio Grande do Sul e no Brasil”, finalizou.

Fonte: Assessoria de Comunicação – Anoreg/RS