Anoreg RS

Frente Parlamentar da Justiça Notarial e Registral Municipal de Porto Alegre é instalada

A psicóloga e vereadora de Porto Alegre, Tanise Sabino (PTB/RS), com o apoio do Fórum de Presidentes da Associação dos Notários e Registradores do Estado do Rio Grande do Sul (Anoreg/RS), realizou nesta terça-feira (27.04) o lançamento da Frente Parlamentar da Justiça Notarial e Registral Municipal de Porto Alegre, por meio da plataforma Zoom. De autoria da vereadora, a Frente foi aprovada em fevereiro deste ano, por unanimidade.

Na sua fala de abertura, o presidente da Anoreg/RS, João Pedro Lamana Paiva, saudou o prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo, que acompanhou a cerimônia, a vereadora Tanise Sabino, o presidente da Frente Parlamentar Estadual, deputado Elizandro Sabino, e as demais autoridades presentes. “Hoje é um dia especial para nós e a sociedade de Porto Alegre, pois instala-se na casa do povo a Frente Parlamentar da Justiça Notarial e Registral Municipal, por iniciativa da nobre vereadora Tanise Sabino, a quem cumprimentamos efusivamente, com o objetivo de ampliar as ações de todas as atividades extrajudiciais, visando as peculiaridades locais do município de Porto Alegre”, disse. Em nome da Anoreg/RS e do Fórum de Presidentes das entidades Notariais e Registrais, o presidente Lamana Paiva parabenizou a vereadora Tanise Sabino pela excelente iniciativa, e a Câmara de Vereadores pelo acolhimento.

A vereadora Tanise Sabino deu início a solenidade de instalação da Frente Parlamentar da Justiça Notarial e Registral Municipal de Porto Alegre agradecendo aos colegas, amigos, parceiros e autoridades que estavam prestigiando a cerimônia. Como proponente da Frente, Tanise destacou que “o objetivo é proporcionar um fórum de debates parlamentar, juntamente com o judiciário, executivo, legislativo e a própria comunidade de Porto Alegre, proporcionando o desenvolvimento da atividade extrajudicial com desejável reflexo no atendimento ao cidadão”.

Na sequência, o prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo, fez o uso da palavra, e saudou a vereadora pela iniciativa, ressaltando que as Frentes Parlamentares são espaços importantes de avanços temáticos. “Em nome de todos que estão aqui, gostaria de saudar o Lamana, amigo e competente presidente da Associação Notarial e Registral do RS”, reforçou.

A juíza-corregedora, Gioconda Fianco Pitt, representou a Corregedora-Geral da Justiça, Desembargadora Vanderlei Teresinha Tremeia Kubiak, e parabenizou a Câmara de Vereadores de Porto Alegre, na pessoa da vereadora Tanise Sabino, pela iniciativa dessa Frente Parlamentar, que já atuava na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul (AL/RS), e que, agora na Câmara Municipal, vai ao encontro dos interesses dos usuários. “Com certeza, vocês podem contar com todo o apoio e colaboração do Tribunal de Justiça”, completou.

O deputado estadual e presidente da Frente Parlamentar da Justiça Notarial e Registral do Rio Grande do Sul, Elizandro Sabino (PTB), representando a AL/RS, evidenciou em seu pronunciamento a importância da atividade notarial e registral do estado, “que está agregada ao tráfego social na questão dos negócios jurídicos e atos da vida civil”.

No encerramento da cerimônia, a vereadora Tanise Sabino anunciou, portanto, a instalação da Frente Parlamentar da Justiça Notarial e Registral de Porto Alegre. “Agradecemos a presença das senhoras e senhores nessa sala de reunião virtual e damos então por encerrado esse ato” finalizou, destacando a presença de notários e registradores das cidades de Porto Alegre, Estância Velha, Uruguaiana, Rosário do Sul, Veranópolis, Canela, Gramado e Torres.

O encontro online de lançamento contou, ainda, com a presença do presidente do Sindicato dos Registradores Públicos do Estado do Rio Grande do Sul (SINDIREGIS), Calixto Wenzel; do presidente da Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Rio Grande do Sul (Arpen/RS), Sidnei Hofer Birmann; do presidente do Sindicato dos Serviços Notariais do Rio Grande do Sul (SINDINOTARS), José Carlos Espig; do presidente do Instituto de Registros de Títulos e Documentos e de Pessoas Jurídicas do Rio Grande do Sul (IRTDPJ/RS), Marco Antônio Domingues; do vice-presidente da Anoreg/RS e do Colégio Notarial do Brasil – Seção Rio Grande do Sul (CNB/RS), Danilo Kunzler; do presidente da Comissão Especial de Direito Imobiliário da OAB/RS, Ricardo Vogt; da secretária executiva da Anoreg/RS, Fabiana Teixeira; e das assessorias dos vereadores Gilson Padeiro (PSDB), Claudia Araújo (PSD), Comandante Nádia (DEM) e Leonel Radde (PT).

 

 

Fonte: Assessoria de Comunicação – Anoreg/RS