Anoreg RS

Anoreg/BR – Registro de Imóveis da 1ª Zona de Porto Alegre (RS) é o primeiro Cartório TOP do Brasil

Lançado no dia 7 de junho, o Programa Cartório TOP da Associação dos Notários e Registradores do Brasil (Anoreg/BR) já teve a adesão de 40 Cartórios, sendo que cinco já solicitaram e programaram a auditoria e dois já são Cartório TOP.  O primeiro a conquistar o Selo de Cartório TOP no Brasil foi o Registro de Imóveis da 1ª Zona de Porto Alegre – RS.

Associação dos Notários e Registradores do Brasil (Anoreg/BR) falou com o registrador João Pedro Lamana Paiva, atual presidente da Associação dos Notários e Registradores do Estado do Rio Grande do Sul (Anoreg/RS), sobre a importância do projeto.

Anoreg/BR – Por que aderiu rapidamente ao Programa Cartório TOP?

João Pedro Lamana Paiva – Há mais seis anos trabalho a gestão da qualidade no meu Ofício, sempre participando das novidades e inovações nesta área para melhor atender ao usuário do sistema registral. Quando soube da novidade, procurei me inteirar sobre o regulamento e o que precisava para aderir ao programa, o que muito me agradou, pois dispõe de requisitos que são exigidos no PQTA, bem como para a certificação da NBR 15.906:2021.

ANOREG/BR – Quais os benefícios de ter feito o treinamento e autoavaliação?

João Pedro Lamana Paiva – Quando o Cartório dispõe de uma política de qualidade visando a gestão dos processos, atendimento de excelência e desenvolvimento da equipe, é muito importante um olhar externo para constatar se estamos no caminho.

ANOREG/BR – Quanto tempo o seu cartório levou para realizar todo o treinamento?

João Pedro Lamana Paiva – Como já desenvolvemos a nossa gestão, temos planejamentos estratégicos revisados há sete anos e periódica participação de parceiros específicos (consultoria), não foi necessário acessar o treinamento para validar os requisitos. Porém, o material é excelente para aqueles que estão iniciando uma gestão para concorrer ao Cartório TOP e inclusive ao PQTA. Além dos vídeos didáticos, há muito material de gestão (tabelas e planilhas) que facilitam a organização.

ANOREG/BR – O seu cartório foi avaliado pela ABC Cert com êxito, qual a importância dessa avaliação para o cartório?

João Pedro Lamana Paiva – A chancela externa de uma empresa de auditoria valida que estamos no caminho do aperfeiçoamento contínuo. O auditor Valério Brisot demonstrou exatidão na verificação, bem como sugeriu inovações muito oportunas para o Ofício.

ANOREG/BR – Sua adesão ao Programa Cartório TOP incentiva e colabora para a participação do Cartório no PQTA 2021?

João Pedro Lamana Paiva – O Programa Cartório TOP foi um excelente preparatório para o PQTA 2021, para o qual já estamos inscritos. Receber o Selo de Gestão Cartório TOP indica que estamos no caminho do Diamante do PQTA. Mesmo para aqueles que não tem interesse em participar do PQTA, recomendo aos Notários e Registradores a participação no Cartório TOP, pois os benefícios da gestão não alcançam somente os usuários, mas também o titular e os colaboradores.

O Programa Cartório TOP tem como objetivo incentivar e disseminar o uso de modelos sistêmicos para o gerenciamento dos processos e da gestão organizacional, por meio da sensibilização, capacitação, reconhecendo os melhores desempenhos dos Serviços Notariais e Registrais (SNRs) do país. A adesão ao Cartório TOP pode ser feita aqui.

Fonte: Assessoria de Comunicação – Anoreg/BR