Anoreg RS

Arpen/RS – Cartórios bem pra ti: Tabelionato de Notas e Registro Civil de Nova Palma conta com nova sede

O projeto Cartórios bem pra ti, da Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Rio Grande do Sul (Arpen/RS), dá andamento à série de reportagens com detalhes das ações sociais e outras iniciativas realizadas pelo Tabelionato de Notas e Registro Civil de Nova Palma, com entrevista especial com o titular da serventia, Fabio Schmidt Schaurich.

Fabio Schaurich assumiu a unidade em 1º de fevereiro de 2018, e conta que “até então era um cartório com aspecto familiar, estabelecido na sala da frente da residência, onde pai e filha exerciam as funções de substituto e titular, respectivamente. A transição foi tranquila e amigável, porém a dificuldade ocorreu em razão de muitos dos atos praticados não estarem lançados no sistema informatizado, o que dificultou bastante o início das atividades, considerando que a serventia possui registros lavrados desde 1896”, ressaltou.

Após cerca de três anos, a demanda pelos serviços evoluiu e o ambiente de trabalho aumentou, motivo pela qual optou-se por uma mudança de sede. Atualmente, o trabalho realizado pelo Cartório divide-se entre quatro funcionários, sendo eles, além do titular, o substituto, Vinicius Martins Ribeiro, a substituta Mariele Dias Missio, e a escrevente Luiza Son Tavares.

A serventia disponibiliza os serviços atinentes ao Tabelionato de Notas e ao Registro Civil das Pessoas Naturais. Para o titular, entre as principais mudanças realizadas no serviço prestado à população durante esses anos, destaca-se a agilidade na prestação dos serviços e no bom atendimento a todos. “Trabalhamos de forma ágil e competente, atendendo da melhor forma possível a comunidade que procura nossos serviços” complementou Fabio.

Com isso, o Cartório cresceu de forma considerável, e atende não só a comunidade de Nova Palma, mas também as demais cidades que compõem a 4º Colônia Italiana, o que também ocasionou a decisão da troca de endereço para melhor atender a todos.  De um espaço de aproximadamente 70m², em uma sala única, hoje a unidade conta com 200m² de área construída, com salas reservadas para atendimento personalizado, e mais de 400m² de área externa, com estacionamento privativo aos clientes.

“Além de termos atendido aos requisitos do Provimento 74 do CNJ, que demandou alto investimento, hoje contamos com um sistema informatizado e com os atos inclusos no mesmo, o que facilita e agiliza ao atendimento à população”, apontou Fabio sobre as inovações feitas no sistema interno da serventia.

De acordo com o oficial, a serventia está em constante evolução e em busca de melhorias, a fim de não só atender às demandas da população, mas surpreendê-la com um serviço célere, responsável e de qualidade, combatendo o estigma de se trata de um serviço público ineficaz e/ou deficiente, oferecendo um atendimento diferenciado a todos que buscam os serviços, sem distinção.

Em relação aos planos futuros, Fabio informa que, além das mudanças realizadas recentemente, a pedido da comunidade está sendo providenciando o credenciamento e instalação do Centro de Registro Veículos Automotores (CRVA) na cidade de Nova Palma, junto ao Departamento Estadual de Trânsito (Detran/RS), até então inexistente.

O Cartório está localizado na avenida Emancipação, 739, no centro de Nova Palma. O município, que fica a cerca de 280 km de Porto Alegre, tem uma população estimada em 6.597 habitantes de acordo com levantamento do IBGE de 2016.

Cartórios bem pra ti

O projeto Cartórios bem pra ti tem o objetivo de incentivar os registradores gaúchos a compartilharem inovações, mudanças de instalações, datas comemorativas de fundação e ações especiais promovidas nas serventias de Registro Civil do estado. Os interessados em participar do projeto podem enviar as informações iniciais para o e-mail [email protected]. Depois, a equipe de Comunicação da Arpen/RS entrará em contato para dar continuidade à produção da reportagem.

Participe do projeto e divulgue o desenvolvimento do seu cartório!

 

Fonte: Assessoria de Comunicação – Arpen/RS