Anoreg RS

Anoreg/RS adere à campanha “Cartório Plural”

Cartórios gaúchos também podem integrar a iniciativa que destaca a inclusão no serviço extrajudicial

A Associação dos Notários e Registradores do Estado do Rio Grande do Sul (Anoreg/RS) aderiu oficialmente à campanha nacional “Cartório Plural”, que tem como objetivo certificar as unidades que estimulam a diversidade em seu ambiente de trabalho, assim como esclarecer e orientar a população sobre os atos que os podem ser realizados nos Cartórios para garantir os direitos individuais e, assim, promover e garantir a diversidade e a igualdade na sociedade.

A participação da Anoreg/RS visa incentivar os cartórios do Estado na adesão à campanha para mostrar que os Cartórios gaúchos são um espaço plural, livre de discriminações de gênero, cor, credo, etnia, abertos a pessoas LGBTQIA+ e que buscam a inclusão de portadores de deficiência, seja ela intelectual ou motora.

A Anoreg/BR ainda vai certificar com o selo “Meu Cartório é Plural” as unidades que aderirem à campanha e se enquadrarem em mais quesitos de inclusão: ter atendimento em Libras, ter 50% ou mais de mulheres na equipe, ter pessoas negras na sua equipe e possuir espaço adaptado para pessoas com deficiência (banheiro adaptado, balcão rebaixado, rampa de acesso, piso tátil).

Todos os cartórios do RS que aderirem à campanha receberão da Anoreg/BR materiais de divulgação para que a ação seja divulgada em seus estabelecimentos. Os materiais disponibilizados incluem artes para posts nas redes sociais, vídeos, cartazes, logotipos e cartilha.

A cartilha elaborada pela Anoreg/BR para divulgação conta com todas as informações detalhadas da campanha, explicando como aderir e receber o selo “Meu Cartório é Plural”. Além disso, traz todos os serviços detalhados sobre inclusão e preservação da dignidade da pessoa humana realizados pelos Cartórios brasileiros, com todas as informações necessárias para disseminação entre os usuários dos serviços.

Como os cartórios gaúchos podem aderir?

Para aderir à campanha, os Cartórios podem acessar o formulário de adesão comprometendo-se a divulgar as ações em suas localidades. Por meio do mesmo formulário, os Cartórios vão se inscrever para receber o selo “Meu Cartório é Plural”. Ao final da aplicação serão disponibilizados todos os materiais de divulgação da campanha “Cartório Plural” e o selo “Meu Cartório é Plural” para as serventias que se classificarem nos requisitos exigidos.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Anoreg/RS, com informações da Anoreg/BR