Anoreg RS

Reunião mensal do Fórum de Presidentes da Anoreg/RS aborda pontos relevantes para a categoria

A Associação dos Notários e Registradores do Estado do Rio Grande do Sul (Anoreg/RS) e o Fórum de Presidentes das entidades notariais e registrais gaúchas realizaram, nesta terça-feira (19.07), a reunião mensal para discussão das pautas da categoria extrajudicial gaúcha. O encontro aconteceu por meio da plataforma Zoom e foi coordenado pelo presidente da Anoreg/RS, João Pedro Lamana Paiva.

Na sequência da aprovação da ata da última reunião, o assessor institucional da Anoreg/RS, Marcos Pippi, relatou as atualizações dos projetos relativos à atividade notarial e registral. Também foi relatado aos participantes a reunião realizada no Palácio da Justiça do RS, em Porto Alegre, com a presidente do Tribunal da Justiça do Rio Grande do Sul (TJRS), desembargadora Iris Helena Medeiros Nogueira, e o corregedor-geral do TJRS, desembargador Giovanni Conti, para tratar sobre a situação vivenciada pelos titulares das serventias atingidas pela Renda Mínima no RS.

Outro assunto na pauta, a reunião remota dos integrantes da Comissão de Emolumentos do Fórum de Presidentes ficou marcada para o dia 1º de agosto, às 10h. Em seguida, foi destacada a participação dos representantes das entidades notariais e registrais gaúchas no programa Pampa Debates da última quinta-feira (14.07) para falar sobre a Lei 14.382/2022, que cria o Sistema Eletrônico dos Registros Públicos (Serp).

Ainda fez parte da pauta o pedido de manifestação pela CGJ-RS sobre a eventual cobrança de processamento eletrônico de dados adicional a cobrança de apostilamento e para sugestões, por especialidade, quanto à adequação nos textos da CNNR acerca da Lei Federal nº 14.382/2022.

Na ocasião, o projeto Boleto Único foi abordado, com a avaliação de proposta para verificar as alternativas de processos para implementação do projeto para a emissão de boletos únicos ou débito em conta única das mensalidades das entidades extrajudiciais gaúchas. A possibilidade de parceria com a Coopnore para pagamento de emolumentos com cartão de crédito/débito também foi apresentada na reunião.

Quanto à ouvidoria da Anoreg/RS, foram recebidas 68 mensagens de janeiro a julho deste ano, sendo que 65 foram respondidas pelos cartórios e enviadas ao usuário, e três mensagens estão pendentes de retorno. A organização do Encontro Estadual de Notários e Registradores também foi discutida entre os presentes.

A reunião de Diretoria de Qualidade da Anoreg-BR e administrativos das Anoregs regionais sobre o incentivo aos cartórios para que participem do Programa de Otimização em Gestão em Treinamento, Operação e Performance – Cartório Top, o Prêmio de Qualidade Total da Anoreg 2022; a adesão das Anoregs Estaduais ao Cartório Top; a divulgação dos programas de qualidade através de suas assessorias (PQTA- PNA- Cartório Top); e a promoção de eventos estaduais com o tema de gestão da qualidade, foi exposto durante o encontro.

Ao final, foi colocado aos participantes a realização da primeira capacitação do projeto Cartório Cidadão Solidário, uma inciativa da Anoreg/RS e do Fórum de Presidentes das entidades notariais e registrais gaúchas, executada pela Fundação Semear, com o tema “projetos sociais”.

Se o seu cartório ainda não faz parte do projeto, é possível a adesão clicando neste link. A próxima capacitação do projeto acontece no dia 28 de julho, das 17h30 às 19h, e será sobre “Balanço Social”. Inscreva-se gratuitamente: https://bit.ly/3c5Ly8i.

Participaram do encontro o presidente do Instituto de Estudos de Protesto do Rio Grande do Sul (IEPRO/RS) e vice-presidente da Anoreg/RS, Romário Mezzari; o presidente do Colégio Notarial do Brasil – Seção Rio Grande do Sul (CNB/RS), José Flávio Bueno Fischer; o presidente do Instituto de Registo Imobiliário do Rio Grande do Sul (IRIRGS), Ricardo Anderson Martins; o presidente do Sindicato dos Serviços Notariais do Estado do Rio Grande do Sul (Sindinotars), José Carlos Espig; a presidente da Cooperativa de Economia e Crédito Mútuo dos Notários e Registradores (Coopnore), Margot Virgínia de Souza; o presidente da Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Rio Grande do Sul (Arpen/RS), Sidnei Hofer Birmann; a presidente do Sindicato dos Registradores Públicos do Estado do Rio Grande do Sul (Sindiregis), Vânia Maria de Bernardes; o presidente do Instituto de Registro de Títulos e Documentos e Civil de Pessoas Jurídicas do Rio Grande do Sul – IRTDPJ/RS, Marco Antônio Domingues; o assessor da Frente Parlamentar Notarial e Registral do RS, que tem como presidente o deputado Elizandro Sabino, Rogênio Cavalar; a Coordenadora de Negócios da Coopnore, Ana Cláudia Silva; o assessor administrativo financeiro do IRIRGS, Lucas Tadeu Costa; a secretária executiva da Anoreg/RS, Fabiana Teixeira; a secretária do Sindiregis, Márcia de Alencastro; e a secretária do Colégio Registral do RS, Aurora Ferreira.

Fonte: Assessoria de Comunicação