Anoreg RS

XXII Edição do CADRI acontece nos dias 3 a 21 de outubro, em Madri

A Associação dos Notários e Registradores do Estado do Rio Grande do Sul (Anoreg/RS), em nome de seu presidente, João Pedro Lamana Paiva, comunica aos notários e registradores gaúchos a Chamada Oficial da XXII Edição do Curso Anual de Direito do Registro para Registradores Ibero-Americanos (CADRI), que acontecerá em Madri, na Espanha, de 3 a 21 de outubro de 2022.

Após o cancelamento da 20ª Edição do CADRI causada pela pandemia de Covid-19, será retomado o curso presencial na Espanha, em virtude do avanço da vacinação na maior parte dos países e o retorno gradual das atividades. Mas por ainda estarmos enfrentando a pandemia, a nova edição do curso será realizada com uma série de condições, limitações e medidas extraordinárias de segurança, a fim de proteger os participantes, professores, e os trabalhadores do Centro de Formação e suas famílias.

Com isso, o número de vagas oferecidas será reduzido em relação às edições anteriores, oferecendo nesta edição um máximo de 20 bolsas para treinamento, acomodação e manutenção gratuita na Espanha por três semanas, que serão pagas integralmente pela Associação de Registradores da Espanha, já que na situação atual o programa INTERCOONECTA ESPAÑA, da Agência Espanhola de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento (AECID), está suspenso.

A Universidade Autónoma de Madrid, instituição co-organizadora do Curso CADRI, retoma neste ano as instalações do Centro Universitário: La Cristalera, localizada nas montanhas de Madrid, em um belo cenário natural a 40 minutos da Capital. Este Centro dispõe de amplas salas de aula, refeitórios, zonas comuns, etc.

A bolsa para fazer o Curso CADRI oferecido pelo Colégio de Registradores da Espanha cobre as transferências do aluno uma vez na Espanha (Aeroporto-La Cristalera-Aeroporto), acomodação com pensão completa desde o dia anterior ao início do curso até o dia após a conclusão, visitas de estudo, materiais utilizados durante o curso, etc. A bolsa NÃO INCLUI o custo da passagem aérea, que será de responsabilidade do aluno ou, se for o caso, de sua instituição de origem.

Os candidatos selecionados, que não recebam apoio da sua Instituição e comprovem, devidamente, insuficiência de meios económicos para custear a sua viagem, poderão solicitar uma das cinco bolsas de viagem no valor de 600 euros cada, cuja concessão, puramente discricionária, ficará condicionada a contribuição de justificação suficiente de rendimentos na Instituição de origem ou da existência de encargos extraordinários que impeçam o estudante de fazer face às despesas da sua viagem a Espanha.

Será da responsabilidade de cada aluno, antes de viajar para Espanha, ter um seguro médico que cubra qualquer doença ou acidente que exija hospitalização ou tratamento médico durante a sua estadia em Espanha, bem como despesas de alojamento e assistência médica em caso de infecção ou quarentena preventiva pelo Covid-19. A secretária de Relações Internacionais, Dra. Ainhoa ​​Albaina ([email protected]), poderá informar e auxiliar na contratação do referido seguro e com o restante dos aspectos logísticos da participação no Curso CADRI.

O número máximo de vagas para participação nesta Edição do Curso será de 30 pessoas, pelo que os profissionais que, por circunstâncias pessoais, não necessitem de bolsa de alojamento e manutenção, ou não a tenham obtido apesar de se candidatarem, podem solicitar a sua admissão a uma das 10 vagas disponíveis como “Estudante Livre”, enviando um e-mail para [email protected] antes do dia 5 de setembro. A participação como Aluno Gratuito não está sujeita ao pagamento de inscrição, sendo o único custo (além da própria viagem) o derivado de alojamento e refeições em La Cristalera durante as três semanas de duração do Curso, e que tem um valor aproximado de custo total de 2.100 euros. O fato de frequentar como Aluno Livre não implica qualquer diferença na obtenção do Diploma que acredita a conclusão do Curso.

O formulário das inscrições para participação permanecerá aberta até 2 de setembro às 23h na Espanha. Para se inscrever, o interessado deve preencher o formulário de inscrição clicando neste link e enviar um e-mail para o endereço [email protected] anexando uma carta de motivação, explicando seu interesse em participar do curso, o Curriculum Vitae atualizado, uma carta de endosso da instituição, se tiver e, se solicitar assistência em viagem, a documentação comprobatória do referido pedido.

Fonte: Assessoria de Comunicação – Anoreg/RS, com informações da Associação de Registradores da Espanha