Anoreg RS

Personagens Gaúchos: 115 anos do nascimento de Ruben Martin Berta

Ex-presidente da companhia aérea Varig, Ruben Martin Berta nasceu em Porto Alegre no dia 5 de novembro de 1907

A Associação dos Notários e Registradores do Estado do Rio Grande do Sul (Anoreg/RS) segue neste mês a série de reportagens do projeto “Personagens Gaúchos”, que tem por objetivo contar histórias de nomes marcantes do Rio Grande do Sul através de suas certidões de nascimento. Para o conteúdo deste mês, a entidade traz detalhes da vida do empresário gaúcho Ruben Martin Berta. No dia 5 de novembro de 1907, às quatro e meia, nascia em Porto Alegre, o ex-presidente da companhia aérea Varig.

O empresário teve seu nascimento registrado no Cartório de Registro Civil das Pessoas Naturais da 4ª Zona de Porto Alegre, no livro A-64, folha 183v. Ruben Berta era filho de Martin Felix Berta e Helena Maria Lens, neto de Emmerich Berta e Eleonora Angelica Berta; e Christovão Lens e Maria Antonieta Lens.

Aos 19 anos, tornou-se o primeiro funcionário da Viação Aérea Rio-Grandense (Varig), como auxiliar de escritório e secretário de seus diretores fundadores. Com a Segunda Guerra Mundial, Otto Ernst Meyer, fundador e primeiro presidente da companhia aérea, renunciou ao cargo. Com a decisão, em 1942 Ruben Berta ocupou o cargo da presidência. O empresário casou em 05 de junho de 1929, com Catharina Wilma Weber, com o termo lavrado no livro B-72, fls. 61v, sob nº 86 do Cartório da 1ª Zona de Porto Alegre (RS).

Já em 1945, idealizou a Fundação dos Funcionários da Varig, que reuniu mais da metade das ações da companhia e, depois de sua morte, passou a ser conhecida como Fundação Ruben Berta. O objetivo era promover benefícios médicos e assistenciais aos funcionários com o resultado das empresas controladas.

Por volta dos anos de 1950 e 1960, amplia os voos da companhia aos Estados Unidos e Europa, passando de empresa de médio porte para empresa de âmbito internacional, competindo com várias companhias aéreas europeias e americanas. Ruben Berta foi um dos principais funcionários da Varig, e dedicava parte de sua vida para a empresa.

Rubem Berta deixou um grande legado. Seu nome foi dado a um bairro, a uma pinacoteca e a um colégio público no munícipio de Porto Alegre, a uma rua nas cidades de Sapiranga e Novo Hamburgo, uma avenida em Sapucaia do Sul, ao Aeroporto Internacional de Uruguaiana, ao viaduto sobre a linha férrea, na Avenida Maurício Cardoso, na cidade de Erechim, e a principal rua de acesso ao Aeroporto de Santa Maria, todas localizadas no Rio Grande do Sul. Também deu nome a um hospital e a uma avenida na cidade de São Paulo, e de uma escola pública no Rio de Janeiro.

Ruben Berta faleceu no dia 14 de dezembro de 1966, aos 59 anos de idade, no Rio de Janeiro, em decorrência de um infarto.

Quer participar?

Os cartórios interessados em participar do projeto podem compartilhar sugestões de nomes de personalidades gaúchas marcantes que estão registradas em suas serventias, enviando um e-mail para [email protected]. Com as informações iniciais, a equipe de Comunicação da Anoreg/RS retornará o contato para dar continuidade à produção da reportagem.

Fonte: Assessoria de Comunicação – Anoreg/RS