Anoreg RS

XIV Encontro Notarial e Registral do RS encerra com homenagem ao corregedor-geral do RS

No sábado (20.05), o encerramento do XIV Encontro Notarial e Registral do RS aconteceu no Residencial Golden Lake, em Porto Alegre, com o oferecimento de um coquetel de recepção. O Golden Lake é patrocinador na Cota Diamante do evento.

“Estimados colegas de todo o Rio Grande do Sul e do Brasil, é com sentimento de gratidão e de orgulho que dedico a cada um de vocês este momento, como presidente da Anoreg/RS e Fórum de Presidentes das entidades notariais e registrais, muito nos orgulha. Tenho a honra de estar aqui hoje e testemunhar o sucesso desse encontro”, disse o presidente da Anoreg/RS, João Pedro Lamana Paiva, em seu discurso de encerramento.

Na oportunidade, com a presença do juiz-corregedor da CGJ-RS, Felipe Lumertz, foi entregue ao corregedor-geral da Justiça do RS, Giovanni Conti, uma placa em homenagem antecipada aos 150 anos do TJRS e também pelo importante serviço prestado em prol do judiciário gaúcho.

“Esses encontros são fundamentais, trazendo as boas práticas e sendo colocadas a todos os registradores e notários não só do Rio Grande do Sul, mas de todo Brasil. Eu fico muito feliz de saber que essa iniciativa feita aqui no Rio Grande do Sul vai gerar, com certeza, efeitos em todo Brasil”, reforçou Giovanni Conti.

Também foi entregue uma placa de homenagem ao ex-presidente da Anoreg/RS, Mário Pazutti Mezzari, recebida na ocasião pelo seu irmão, Romário Pazutti Mezzari. Após a cerimônia de encerramento, os participantes e convidados foram recepcionados no restaurante Pobre Juan, localizado no Barra Shopping Sul, em Porto Alegre, para o almoço.

Anúncio dos Enunciados Conjuntos aprovados

A Associação dos Notários e Registradores do Estado do Rio Grande do Sul (Anoreg/RS) e o Fórum de Presidentes das entidades notariais e registrais gaúchas também anunciaram no encerramento do XIV Encontro Notarial e Registral do RS as propostas de Enunciados Conjuntos nas áreas Notariais e Registrais que foram submetidas para votação dos Notários e Registradores gaúchos, após serem analisadas e aprovadas pela comissão mista de notários e registradores.

O objetivo é promover a padronização de interpretação do direito notarial e registral no Estado do RS, assim como estabelecer padrões da atividade entre tabeliães e registradores gaúchos, adequando-as às mais recentes alterações legislativas, normativas, doutrinárias e jurisprudenciais, a fim de conferir segurança jurídica e inovação na sua aplicação.

Ao todo, foram recebidas 121 respostas em menos de 48 horas. A proposta 1, enviada pelo Dr. Gilmar Antonio Seger, foi aprovada com 91,2% dos votos. Já a proposta 2, enviada pelo Dr. Samuel Menezes Oliveira, foi aprovada com unanimidade, foram 100% dos votos na opção “sim”, e a proposta 3, encaminhada pelo Colégio Notarial do Rio Grande do Sul (CNB/RS), teve aprovação com 88,8% dos votos

Fonte: Assessoria de Comunicação