Anoreg RS

Encontro de Presidentes de Tribunais de Justiça do Brasil será realizado em Porto Alegre nesta semana

Porto Alegre irá sediar, a partir da quarta-feira (05/7), o 7º Encontro do Conselho de Presidentes dos Tribunais de Justiça do Brasil (Consepre). O evento contará com a presença de Presidentes e representantes dos Tribunais de 26 estados brasileiros e do Distrito Federal, e terá a Conferência de abertura com o Ministro do STF, Luís Roberto Barroso, na palestra denominada “Os Desafios do Poder Judiciário no Brasil”, às 18h. A iniciativa será realizada no Plenário Ministro Pedro Soares Muñoz, no Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul, situado na Avenida Borges de Medeiros, 1565, 13º andar.

 

O evento ocorrerá até sexta-feira (07/7) e será conduzido pelo Presidente do Consepre e do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás, Desembargador Carlos França, juntamente com a anfitriã do encontro, a Presidente do TJRS, Desembargadora Iris Helena Medeiros Nogueira, que também é Vice-Presidente Cultural do Consepre.

 

O Consepre surgiu no dia 5 de novembro de 2021, oriundo  da união do Conselho de Tribunais de Justiça e do Colégio de Presidentes de Tribunais de Justiça, e tem como objetivo consolidar uma linha de entendimento nacional em termos de reestruturação da representatividade institucional dos presidentes dos Tribunais de Justiça de todo o Brasil. O grupo tem atividades como a defesa dos princípios, prerrogativas, políticas e funções institucionais do Poder Judiciário, especialmente no âmbito Estadual, bem como a  integração dos Tribunais de Justiça dos Estados e do Distrito Federal em todo o território nacional, sobretudo mediante o intercâmbio de experiências administrativas e judiciais.

 

Também defende a busca pela consolidação de um Poder Judiciário independente, célere, eficiente e democrático e a interlocução e a cooperação permanentes com os Tribunais Superiores e com o CNJ.

 

Fonte: TJRS