Anoreg RS

Prefeitura de Caxias do Sul: Inscrições abertas para o Casamento Comunitário 2023

Documentação pode ser encaminhada até dia 15 de setembro. Cerimônia ocorrerá em 25 de novembro

Se você ama alguém e quer gritar para todo mundo ouvir, aproveite a oportunidade para fazer com casa cheia, vestido de noiva e custos de cartório garantidos. A partir desta segunda-feira (17/07) estão abertas as inscrições para o Casamento Comunitário 2023. O prazo vai até 15 de setembro. A expectativa é de que sejam preenchidas todas as 200 vagas disponíveis para a cerimônia, marcada para 25 de novembro, a partir de 13h30, na Vila Olímpica da Universidade de Caxias do Sul (UCS).

O evento, que chega à 16ª edição, é uma realização da Prefeitura de Caxias do Sul, por meio do Gabinete do Prefeito, da União das Associações de Bairro de Caxias do Sul (UAB), do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJRS) e cartórios de Registro Civil com apoio da Universidade de Caxias do Sul (UCS).

“É importante reforçar: as inscrições são gratuitas e limitadas a 200 casais de qualquer orientação, com renda de até 3,5 salários-mínimos e podem ser realizadas na sede da UAB e nos cartórios distritais”, destaca o presidente da UAB, Valdir Valter.

A UAB, que também providencia opções de vestidos em empréstimo sem custo para quem tiver interesse, recebe a documentação na avenida Independência, n° 2.542, no bairro Panazzolo, de segunda a sexta-feira, das 14h às 19h.

Quem for morador de de Criúva, Vila Seca e Santa Lúcia do Piaí pode fazer inscrição nos cartórios distritais, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h (confira abaixo os endereços).

Os documentos necessários para a oficialização do matrimônio, que ocorrerá também com a benção religiosa de sacerdotes das vertentes católica e evangélica, variam conforme o estado civil de cada casal. Abaixo, estão discriminados todos os modelos.

CASAMENTO COMUNITÁRIO – MANUAL DE INSTRUÇÕES

A partir desta segunda-feira (17/07) e até 15 de setembro, o casal apresenta a documentação necessária na sede da UAB ou em qualquer um dos cartórios de Registro Civil de Caxias do Sul;

Não precisa pagar nada;

No ato da inscrição, quem quiser e precisar, a UAB estará organizando o empréstimo de trajes;

A cerimônia será em 25 de novembro, a partir de 13h30, na Vila Olímpica da UCS.

QUAL A DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA PARA CADA CASO:

Solteiros: certidão de nascimento atualizada;

Divorciados: certidão de casamento atualizada com a averbação do divórcio e comprovação da situação dos bens;

Viúvos: certidão de casamento atualizada, certidão de óbito do falecido cônjuge e cópia do formal de partilha, caso o(a) falecido(a) tenha deixado bens a inventariar;

Menores de idade: apresentar a certidão de estado civil atualizada e comparecer ao cartório juntamente com os pais ou responsáveis legais ou apresentar a certidão de emancipação. Documento com foto e CPF dos noivos e das testemunhas.

ONDE LEVAR OS DOCUMENTOS:

Sede da UAB: Avenida Independência, 2.542, bairro Panazzolo. De segunda a sexta-feira, das 14h às 19h;

Registro Civil de Criúva: na sede do distrito – fone (54) 3267-8271. De segunda a sexta-feira, das 9h às 17h;

Registro Civil de Vila Seca: RST 453, km 164, s/n – fones (54) 3267-

6134 e 99925-7445. De segunda a sexta-feira, das 9h às 17h;

Registro Civil de Santa Lúcia do Piaí: Rua Rosa Franciosi Giordani, nº

110, Sala 03 – fone (54) 3266-1286. De segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.

 

Fonte: Colégio Registral Rio Grande do Sul