Anoreg RS

Anoreg/RS e Fórum de Presidentes promovem reunião extraordinária devido à tragédia climática no Rio Grande do Sul

Coordenado pelo presidente da Anoreg/RS, Cláudio Nunes Grecco, encontro online tratou sobre o impacto das enchentes e estratégias de ação nesta quarta-feira (08/05)

A manhã desta quarta-feira (08/05) foi marcada pela reunião extraordinária da Associação dos Notários e Registradores do Estado do Rio Grande do Sul (Anoreg/RS) e do Fórum de Presidentes das entidades notariais e registrais. Com coordenação do presidente da Anoreg/RS, Cláudio Nunes Grecco, o encontro aconteceu por meio da plataforma Zoom.

O encontro trouxe para o debate uma única pauta, o panorama geral da situação dos cartórios perante o quadro de calamidade pública que vivencia o estado do Rio Grande do Sul e todas as cidades afetadas pela tragédia das enchentes. A reunião abriu abordando a necessidade de um levantamento sobre os cartórios e serventias em estados críticos e necessidades mais urgentes para que se articulem ações eficientes de acordo com cada situação. Também foi colocado ao debate, como medida de auxílio, a disponibilização de linha de crédito, via Coopnore, com condições especiais voltadas para a circunstância, e para que as serventias atingidas consigam se reestabelecer.

O presidente da Anoreg/RS, Cláudio Nunes Grecco, debateu sobre as estratégias de mobilização das associações de forma a melhor atender os notários e registradores nesta situação de emergência. Por conta da limitação de recursos, cada caso será avaliado. Segundo informações levantadas até o momento, foram 18 serventias e quatro CRVAs atingidos, os colaboradores totalizam 73. A preocupação está em se fazer uma distribuição de auxílio equânime e assertiva. “Como se vê é delicado”, destaca Dr. Lamana Paiva ao enfatizar que é necessário não só reconstruir, mas também possibilitar meios para que os trabalhos desenvolvidos possam ser retomados.

Participaram da reunião o presidente Instituto de Estudos de Protesto do Brasil – Seção Rio Grande do Sul (IEPTB/RS) e vice-presidente da Anoreg/RS, Romário Pazutti Mezzari; o membro do conselheiro deliberativo, João Pedro Lamana Paiva; o presidente do Colégio Registral do RS, Felipe Uriel Felipetto Malta; o presidente da Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Rio Grande do Sul (Arpen/RS), Sidnei Hofer Birmann; o presidente do Sindicato dos Serviços Notariais do Estado do Rio Grande do Sul (Sindinotars), José Carlos Guizolfi Espig; a presidente da Cooperativa de Economia e Crédito Mútuo dos Notários e Registradores (Coopnore) e presidente em exercício da Associação dos Registradores e Notários do Alto Uruguai e Missões (ARN), Margot Virgínia de Souza; o presidente da Associação Notarial e Registral da Serra Gaúcha (NotaRegis-SERRA), Marco Antônio Uberti Gonçalves; o presidente do Instituto de Registro Imobiliário do Rio Grande do Sul (IRIRGS), Ricardo Martins; o presidente da Fundação Escola Notarial e Registral do Rio Grande do Sul (Fundação Enore/RS), Adriano Damásio; o presidente do Instituto de Registros de Títulos e Documentos e de Pessoas Jurídicas do Rio Grande do Sul (IRTDPJ/RS), Marco Antônio Domingues; a presidente do Sindicato dos Registradores Públicos do Estado do Rio Grande do Sul (Sindiregis), Vânia Maria de Bernardes; o 2º tesoureiro do Colégio Notarial do Brasil – Seção Rio Grande do Sul (CNB/RS), Alan Lanzarin; o assessor institucional da Anoreg/RS, Marcos Pippi Fraga; a secretária executiva da Anoreg/RS, Fabiana Teixeira;  a gerente administrativa do Sindiregis, Juliana Salerno; o coordenador administrativo do IEPTB/RS, Filipe Coelho; e os assessores de imprensa Larissa Mascolo e Nathan Tortorella.

Fonte: Assessoria de Comunicação