Anoreg RS

Anoreg/RS e Fórum de Presidentes promovem nova reunião extraordinária para tratar do auxílio aos atingidos pelas enchentes no RS

Coordenado pelo presidente da Anoreg/RS, Cláudio Nunes Grecco, encontro online deu continuidade nesta sexta-feira (10/05) sobre o impacto da tragédia climática

Nesta sexta-feira (10/05) mais uma reunião extraordinária da Associação dos Notários e Registradores do Estado do Rio Grande do Sul (Anoreg/RS) e do Fórum de Presidentes das entidades notariais e registrais gaúchas foi promovida. Com coordenação do presidente da Anoreg/RS, Cláudio Nunes Grecco, o encontro aconteceu por meio da plataforma Zoom.

O encontro prosseguiu com a pauta referente a situação dos titulares, prepostos e dos cartórios, diante do quadro de calamidade pública que vivencia o estado do Rio Grande do Sul. Na reunião foi apresentado um sistema de classificação para melhor atender as necessidades de cada um dos atingidos, distinguindo-os a partir de quatro níveis. O objetivo é poder determinar o que será provido aos grupos de serventias. Foi debatido também a necessidade de recomendação para que os cartórios tenham seguros, de forma a assegurar de todos os meios possíveis, evitar problemas em decorrência das alterações climáticas, que castigam cada vez mais o estado. Dentro desta proposta, estaria o desenvolvimento de um estudo, visando um seguro corporativo adequado.

A preocupação em dar suporte aos cartórios trouxe a sugestão de uma campanha de encaminhamento de equipamento de informática, que possa estar a disposição para as serventias em situação crítica. Quanto aos cartórios que perderam livros de registros, foi abordado que orientações preliminares, para recuperação do acervo registral e notarial, serão repassadas através de consulta de um profissional especialista em restauração de acervos. Foi estipulado também que será feito novo contato com os cartórios atingidos para verificar a real necessidade de apoio, em virtude da situação crítica de muitos cartórios.

Participaram da reunião o membro do conselheiro deliberativo, João Pedro Lamana Paiva; o presidente do Colégio Registral do RS, Felipe Uriel Felipetto Malta; o presidente da Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Rio Grande do Sul (Arpen/RS), Sidnei Hofer Birmann; o presidente do Sindicato dos Serviços Notariais do Estado do Rio Grande do Sul (Sindinotars), José Carlos Guizolfi Espig; a presidente da Cooperativa de Economia e Crédito Mútuo dos Notários e Registradores (Coopnore) e presidente em exercício da Associação dos Registradores e Notários do Alto Uruguai e Missões (ARN), Margot Virgínia de Souza; o presidente da Associação Notarial e Registral da Serra Gaúcha (NotaRegis-SERRA), Marco Antônio Uberti Gonçalves; o presidente da Fundação Escola Notarial e Registral do Rio Grande do Sul (Fundação Enore/RS), Adriano Damásio; a presidente do Sindicato dos Registradores Públicos do Estado do Rio Grande do Sul (Sindiregis), Vânia Maria de Bernardes; o 2º tesoureiro do Colégio Notarial do Brasil – Seção Rio Grande do Sul (CNB/RS), Alan Lanzarin; o assessor institucional da Anoreg/RS, Marcos Pippi Fraga; a secretária executiva da Anoreg/RS, Fabiana Teixeira; e os assessores de imprensa Larissa Mascolo e Nathan Tortorella.

Fonte: Assessoria de Comunicação