Anoreg RS

Presidente da Anoreg/RS debate em workshop no lançamento do livro “Dúvida Registral Imobiliária e Direitos Fundamentais”

Nesta segunda-feira (23/10), o presidente da Associação dos Notários e Registradores do Estado do Rio Grande do Sul (Anoreg/RS), João Pedro Lamana Paiva, participou como debatedor do workshop sobre o tema “Dúvida Registral Imobiliária e Direitos Fundamentais”, no auditório do Espaço Multi do TJRS, em Porto Alegre.

Promovido pelo Centro de Estudos do Poder Judiciário do Rio Grande do Sul e pelo Centro de Formação e Desenvolvimento de Pessoas do Poder Judiciário do RS, o evento marcou o lançamento do livro “Dúvida Registral Imobiliária e Direitos Fundamentais”, de autoria do desembargador Carlos Cini Marchionatti, da 20ª Câmara Cível do TJRS, com sessão de autógrafos e coquetel. A obra é fruto de tese de doutorado do desembargador Marchionatti, e condensa em 320 páginas quatro anos e meio de estudos, pesquisas e a experiência na jurisdição sobre o tema.

 

 

 

 

 

“É uma honra contar com a presença desse seleto grupo aqui nas dependências do Tribunal de Justiça, ficamos honrados demais. O Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul tem a honra de conseguir produzir não só talentos, mas cabeças pensantes, que de certa forma nos orgulham muito, e essa nossa condição nos faz muito honrados quando um evento como esse tem não só essa presença de público, mas especialmente a valorização de todos aqui de dentro”, destacou o 1º vice-presidente TJRS, desembargador Alberto Delgado Neto, ao abrir o evento.

 

 

 

 

 

Durante sua manifestação, o presidente da Anoreg/RS saudou a todos os presentes, relembrou algumas experiências da sua trajetória profissional e celebrou os 180 anos do Registro de Imóveis brasileiro, completados no último sábado (21.10). “Uma instituição que completa 150 anos em uma sequência de atividades, ela tem que ser respeitada. Por isso é que estamos aqui hoje, para tratar daquilo que é o mais sagrado que tem que é a propriedade, sem dúvida nenhuma”, frisou Lamana Paiva.

“Nada fazemos sozinhos. Familiares, amigos, professores, alunos, colegas, a todo o momento pessoas nos auxiliam sem que percebamos para agradecer, como eu quero agradecer a todos. Tudo começou em Cruz Alta, do meu avô tabelião de notas, e hoje a oficial do Ofício de Registro de Imóveis de Cruz Alta, Flávia Bernardes de Oliveira, também está conosco. Convivendo com familiares paternos, fui me afeiçoando às atividades judiciais, notariais e registrais, são essas atividades que se reúnem neste livro”, salientou o autor da obra, desembargador Carlos Cini Marchionatti.

 

 

 

 

 

Também integraram o workshop, o professor titular da PUCRS e desembargador aposentado do TJRS, Ingo Wolfgang Sarlet; o professor e registrador, Zenildo Bodnar; e o diretor do Centro de Formação e Desenvolvimento de Pessoas do Poder Judiciário (CJUD) e coordenador adjunto na área de Direito Privado do Centro de Estudos, desembargador Ney Wiedemann Neto.

Fonte: Assessoria de Comunicação – Anoreg/RS