Anoreg RS

“É estimulante participar de uma equipe que se destaca em um prêmio nacional”

Tabelião Mário Augusto Ferrari Filho fala sobre a participação da serventia no PQTA 2023

O tabelião Mário Augusto Ferrari Filho, titular do Terceiro Tabelionato de Notas de Caxias do Sul, falou em entrevista à Associação dos Notários e Registradores do Estado do Rio Grande do Sul (Anoreg/RS) sobre a participação da serventia no Prêmio de Qualidade Total Anoreg/BR (PQTA) 2023, promovido pela Associação dos Notários e Registradores do Brasil (Anoreg/BR). Os resultados serão divulgados na Cerimônia Nacional de Premiação, em Brasília, no dia 1º de dezembro de 2023, no Hotel Royal Tulip.

A premiação contemplará os cartórios auditados que demonstrarem a implementação de iniciativas de gestão, e serão concedidas nas seguintes categorias: Menção Honrosa, Prêmio Bronze, Prêmio Prata, Prêmio Ouro e Prêmio Diamante.

Leia a entrevista completa:

Anoreg/RS – Qual a importância do Prêmio de Qualidade Total Anoreg/BR?

Mário Ferrari – O prêmio é importante por alguns fatores fundamentais: engaja a equipe, produz o aprimoramento dos processos internos do cartório e repercute muito positivamente na comunidade. O engajamento da equipe é um dos principais efeitos positivos da participação no PQTA. É estimulante participar de uma equipe que se destaca em um prêmio nacional. Participar do PQTA requer trabalho árduo, que exige comprometimento de todos, pois ano após ano são acrescidos novos requisitos. Mas o reconhecimento do trabalho bem feito, obtido na divulgação do resultado, é o combustível necessário para a próxima conquista, para o próximo desafio. O reconhecimento mantém o engajamento da equipe, o que é o melhor resultado que um gestor pode ter.

Também os processos internos são aprimorados de forma exaustiva. Desaparece a cultura tradicional de que cada escrevente faz as coisas do seu modo e estabelece-se a cultura corporativa. Todos os colaboradores conhecem os processos e a cultura implantada, guiando-se com segurança nas tomadas de decisão.

Quanto ao efeito na comunidade, o reconhecimento é muito positivo. A divulgação da premiação comunica a ideia de que o cartório premiado está preocupado em adotar melhores práticas de gestão e prestar um serviço realmente eficiente ao usuário. A premiação transmite uma sensação de modernidade, de que estamos preparados para os desafios dos novos tempos.

Anoreg/RS – Quais ações foram realizadas pelo cartório para participação?

Mário Ferrari – Estamos falando de um longo processo. Em 2009, enquanto cursava o pioneiro MBA em Gestão de Serviços Notariais e de Registro, percebi a importância da padronização dos processos na serventia. Iniciamos, então, a implantação de um sistema de gestão da qualidade. Foi longa a tramitação dessa implantação, pois esse sistema foi 100% criado dentro da nossa serventia, com a inestimável participação e envolvimento de todos os colaboradores. Uma vez implantado o sistema, e diante do engajamento da equipe, mostrou-se natural passarmos a um desafio maior: a obtenção das certificações ISO 9001 e NBR 15.906. Uma vez obtida tais certificações, raríssimas na época em se tratando de serviços notariais e de registro, descobrimos a existência do PQTA. A equipe se mostrou empolgada com a perspectiva de participar de uma premiação nacional. Fizemos a inscrição e estávamos preparados. Resultado: premiação máxima (diamante) desde a primeira participação.

Anoreg/RS – Quais as principais mudanças foram feitas no cartório?

Mário Ferrari – Durante todo este processo, inúmeras mudanças foram implantadas no cartório. Todos os processos relativos ao administrativo/financeiro/RH, escrituras, CPD, reconhecimento de firma/autenticações, testamentos e atas notariais, foram minuciosamente descritos em manuais específicos. Melhores práticas de gestão foram adotadas, dados são coletados e analisados constantemente. Pesquisas de clima motivacional e de satisfação dos usuários feitas por institutos independentes são realizadas periodicamente. Ao menos três auditorias são realizadas anualmente: uma interna, uma da ISO e uma do PQTA. Ações de responsabilidade social e ecológica foram adotadas. Em uma breve rememoração, mostra-se inviável enumerar todos os avanços.

Fonte: Assessoria de Comunicação – Anoreg/RS